Quem sou eu

Minha foto
Professor Jamil, Goiás, Brazil
Eu sonho com uma escola em que... Os alunos vejam o conhecimento como um todo integrado, e não percam no fragmentário, no intermitente, no desconjuntado. Eu sonho com uma escola em que.... O silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse. Eu sonho como uma escola em que.... Todos os professores se ajudem e constituam uma força social capaz de exigir condições justas para que eles, profissionais, passam professar melhor. Eu sonho com uma escola em que.... Se possa respirar a autêntica liberdade, a que sempre se compromete como o melhor. Eu sonho com uma escola em que... Todos entrem felizes e saiam preocupados – preocupados com tornarem-se verdadeiros seres humanos. (autor desconhecido)

terça-feira, 18 de maio de 2010

PORTFÓLIO DO CURSO


TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
OFERECIDO PELO E-PROINFO

Nome do cursista: Raimundo Balbino Junior
Turma: Piracanjuba_Réginer
Tutor: Reginer Aparecida

PORTFOLIO DO CURSO



Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Segue abaixo as atividades realizadas de 13 de outubro de 2009 até enserramento do curso de Tecnologia na Educação - ensinando e aprendendo com os TICs.
Curso que tem como tutora a Professora Reginer Aparecida que iniciou os trabalhos com uma apresentação de como seria e o cronograma com datas e outros dados em relação ao curso, em seguida começamos a fazer a atividade 1.1, onde realizei uma reflexão sobre “Quem sou como professor e aprendiz”, essa reflexão foi postada na biblioteca e fórum no site http://www.eproinfo.mec.gov.br/. depois passamos para atividade individual para casa onde realizei a atividade 1.2 uma reflexão sobre a identidade do professor e sobre a nossa própria aprendizagem, baseando na entrevista de Antônio Novoa, e o texto de Maria Umbelina Caiafa Salgado, essa apresentação foi postado no diário de bordo.
Partimos para atividade 1.3 uma reflexão sobre a postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias, baseado no vídeo onde consta a entrevista de Ladislau Dowbor, educação e tecnologia, essa reflexão foi postada no fórum do site da eproinfo.
A atividade 1.4 postada na biblioteca uma apresentação do levantamento das tecnologias existentes na minha escola e dos modos de como são utilizados, comentário da tutora sobre a atividade.
A atividade 1.5 postada também na biblioteca, uma pesquisa sobre uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo os conteúdos curriculares no site do Portal do professor, comentário da tutora sobre a atividade. A atividade 1.6 foi postada no diário de bordo, fizemos uma observação de como os recursos estão sendo utilizados na nossa prática pedagógica baseando no vídeo "olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia.
A atividade 1.7 postada na opção biblioteca foi realizada uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho com projeto, realizado em nossa escola, comentário da tutora sobre a atividade.
Atividade 1.8 postada também na biblioteca foi uma pequena divulgação dos resultados da analise da pesquisa sobre trabalho por projetos, comentário da tutora sobre a atividade.


Unidade 2: Internet hipertexto e hipermídia

A atividade 2.2 postada na biblioteca da plataforma foi de um texto onde relatamos as impressões sobre a experiência de navegação sobre o tema hipertexto no site da Wikipédia, comentário da tutora sobre a atividade.
Na atividade 2.3 foi feito uma interação por intermédio do fórum onde o objetivo era conhecer, contribuir e comentar trabalhos dos colegas.
A atividade 2.4 teve como idéia criação de um portfólio, onde serão registradas, ao longo do curso, as atividades que foram e serão realizadas.
Na atividade 2.5 montamos o grupo de trabalho Colégio Estadual Otoniel da Cunha que foi postado no fórum, esta atividade tinha como objetivo mostrar a possibilidade de realização, do que foi proposto, com os recursos de que a escola dispõe e também a interação pedagógica com os outros grupos.
A atividade 2.6 foi à execução da atividade planejada pelo grupo formado na atividade anterior, onde não foi solicitado o registro na plataforma.
A atividade 2.7 consistia em registrar digitalmente a experiência que ira integrar o portfólio.
Em relação à atividade 2.8, realizaremos posteriormente a construção de um painel para possível apresentação em encontro presencial, que devido a contratempos administravos não aconteceu. Nas atividades 2.9 A e 2.9 B foi sugerido navegação pela Wikipédia e pelo Wikcionário, com objetivo de conhecermos uma forma de colaboração que pode acontecer no âmbito nacional ou até global, trata-se de ferramentas valiosas que poderão ser utilizadas no processo de ensino de nossos alunos.
E finalmente na atividade 2.10 nos foi orientado a publicação do portfólio.


Unidade 3: Prática pedagógica e mídias digitais

Na atividade 3.1 nos foi orientado que assistíssemos ao vídeo “Saltos no Tempo” do Bloco do Passo, e fizéssemos uma reflexão sobre o sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos e postássemos no diário de bordo.
Atividade 3.2: Conhecendo repositórios de material digital, foi sugerido um passeio por alguns sites na Internet e pelo material que está nos computadores da escola para explorar o que há em forma de vídeos, arquivos de som e de imagem nesses lugares.
Atividade 3.3 e 3.4: Compartilhando descobertas foi sugerido que nos reuníssemos os colegas do Grupo formado na Unidade 2 e apresentassemos uns para os outros os objetos que descobrimos e depois publicássemos, assim como na atividade 3.2, na biblioteca.
Em seguida, realizamos a atividade opcional que se tratava em visitar seguintes sites: Porta Curtas Petrobrás, Youtube ou Google Vídeos, Cineduc, Programa Cine-educação, Kinema, Mnemocine e Beatrix e registrar tanto o que gostou como o que não gostou, com registro no diário de bordo.
Atividade 3.5 e 3.6: Apresentação hipertextual criamos uma apresentação para a atividade que vamos realizar em sala de aula, baseado no produto em mídia digital no caso apresentação em Pawer Point .
Na atividade 3.7: Execução da atividade planejada e relato da experiência, desenvolvemos essa atividade em parceria com os alunos e enviamos para biblioteca - Material do aluno.
Já na atividade 3.8: Criar um produto hipermídia em editor de apresentações, seguindo as orientações da atividade na pág.22, esta apresentação seria utilizada no encontro presencial, que não aconteceu.
A atividade 3.9: criar um produto hipermídia descrevendo a atividade que planejamos e sua execução, se baseava em preparar o registro da atividade para ser publicado no Portal do Professor, para isso, descrevemos as atividades que planejamos e o relatório de sua execução (atividades 3,6 e 3,7) criando um documento com os metadados da atividade e enviamos para Biblioteca / Material do Aluno.


Unidade 4: Currículo, projetos e tecnologia

A ultima unidade do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs oferecido pelo E-proinfo recebemos orientações para realizarmos as atividades, onde os participantes do curso, até o momento, foram divididos em dois grupos com a intenção de criar um Fórum “Debates sobre as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem”.
Na atividade 4.1: Pensando sobre as possíveis mudanças, fomos orientados a ler a entrevista de Pedro Demo sobre o tema: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola” e postamos um comentário no fórum.
Atividade 4.2: Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias, nessa atividade, cada participante deverá explicitar alguma característica das tecnologias de informação e comunicação que poderá trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica, em seguida postar e comentar no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias”.
Atividade Extra: (Em grupo) Postar os relatos no Portal do Professor. postamos e revisamos a atividade desenvolvida na unidade 3.
Nas atividades 4.3 e 4.4: Refletindo sobre experiência com projeto em sala de aula e experiências com a integração de tecnologias ao currículo. Foi-nos sugerido fazermos apenas anotações pessoais e dispensando da necessidade de postar no ambiente E-proinfo.
Atividade 4.5: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo, foi sugerido que elaborássemos um Plano de Aula que poderá ser individual ou em grupos de professores de uma mesma escola, desde que se comprometam a desenvolver as ações de modo integrado.
Atividade 4.6: Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo, essa atividade foi dividida em 4 e cada ação será avaliada individualmente.
Atividade 4.6.1. Relato das experiências em sala de aula (individual): Desenvolver o Plano de Aula elaborado e registrar no Fórum “Relato de projetos de trabalho” as atividades desenvolvidas, e comentar os relatos registrados pelos colegas.
Atividade 4.6.2. Registro das experiências em sala de aula (individual), Após a conclusão do projeto, analisar o previsto e o realizado, comparando o Plano de Aula com os relatos registrados no Fórum e fazer uma síntese das atividades desenvolvidas, principais estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos e tecnologias e mídias empregadas e inserir no Fórum “Currículo desenvolvido na ação” sua análise sobre como os conceitos e estratégias, as mídias e tecnologias identificados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas.
Atividade 4.6.3. Reelaborar Plano de Aula (em grupo): Reelaborar o Plano de Aula em arquivo de texto; Salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação; Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno.
Atividade 4.6.4. Plano de Aulas no Portal do Professor (em grupo):
Atividade 4.7: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo, após a leitura do artigo indicado, apontar as idéias principais, buscando responder: O que é currículo? Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo? Como desenvolver projetos no âmbito do currículo? E postar biblioteca, em Material do Aluno.
Atividade 4.8: compartilhando experiências sobre currículo, projetos e tecnologias /análise e debate no espaço de interação e colaboração do portal do professor, atividade opcional, fomos orientados fazer a leitura do texto intitulado "A Tecnologia é uma estratégia" da autoria de Bento Duarte da Silva, da Universidade de Minho, Portugal, em seguida, analise e debata suas contribuições com os colegas no Espaço de Interação e Colaboração do Portal do Professor.
Atividade 4.9: atualize seu portfólio, fomos orientados a atualizar o portfólio e o blog pessoal e postar no fórum “Portfólio em Blog” colocar o endereço blog para que os colegas o conheçam, e, escolha um, comente o que achou mais interessante.

Até o momento com todas as atividades desenvolvidas no decorrer do curso já aprendi muitas coisas novas, que é de grande importância para o meu dia a dia e com certeza farei uso desse aprendizado para melhorar minha prática como educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTFÓLIO DO CURSO

SEJA BEM VINDO

É preciso amar a pessoas como se não houvesse amanhã.