Quem sou eu

Minha foto
Professor Jamil, Goiás, Brazil
Eu sonho com uma escola em que... Os alunos vejam o conhecimento como um todo integrado, e não percam no fragmentário, no intermitente, no desconjuntado. Eu sonho com uma escola em que.... O silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse. Eu sonho como uma escola em que.... Todos os professores se ajudem e constituam uma força social capaz de exigir condições justas para que eles, profissionais, passam professar melhor. Eu sonho com uma escola em que.... Se possa respirar a autêntica liberdade, a que sempre se compromete como o melhor. Eu sonho com uma escola em que... Todos entrem felizes e saiam preocupados – preocupados com tornarem-se verdadeiros seres humanos. (autor desconhecido)

terça-feira, 18 de maio de 2010

ATIVIDADE 4.3 e 4.4

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Nome do cursista: Raimundo Balbino Júnior
Turma: Piracanjuba_Réginer
Tutor: Reginer Aparecida
Unidade: 4
Atividades 4.3 e 4.4:
Refletindo sobre experiência com projeto em sala de aula e experiências com a integração de tecnologias ao currículo.
A educação desde seus primórdios vem se modificando e, e o mundo tradicionalmente tem sempre incorporado os sistemas de atualização e especialização para os docentes em exercício, sendo assim de grande importância na vida de todos nós. A educação pós-moderna chega para romper barreiras, dar mais autonomia aos docentes, principalmente aos discentes que podem “estudar” e aprender de qualquer lugar, no tempo que dispor e explorando diversas formas de construção e produção de conhecimentos.
Devido à relevância que a EAD vem assumindo no cenário nacional e internacional, bem como em suas manifestações políticas, pedagógicas e didáticas, cabe ressaltar alguns marcos de sua trajetória. Sabemos que a EAD não é nova, o que tem mudado primordialmente são as tecnologias que são utilizadas em diferentes projetos e cursos de EAD.
Mas, então, o que vem a ser está nova modalidade de ensino? É um ensino que pode utilizar como veículo para comunicação as últimas conquistas da tecnologia. Mesmo que o aluno esteja em lugares mais distantes recebem livros, CD’s, vídeos ou transmissões viam televisão. E a comunicação com seus professores acontecem em bibliotecas, colégios, em casa, no trabalho, com livros, papéis ou computadores. Desta forma o ensino a distância fica caracterizado por sua flexibilidade em torno da proposta de ensino e aprendizagem diante do grande avanço tecnológico, possibilitando uma interação entre professores e alunos, encurtando as distâncias. De acordo com as propostas de Educação a Distância estão se caracterizando pela multiplicidade de recursos pedagógicos objetivando facilitar a construção do conhecimento.
Nesta segmentação as funções docentes vão se separar, fazendo parte de um planejamento dividido no tempo e no espaço: as funções de selecionar, organizar e transmitir o conhecimento, do ensino presencial, em EAD é preparado “cursos” e textos, que são à base dos materiais pedagógicos, como por exemplo: livro-texto ou manual, programas em áudio, vídeo ou informática. Os alunos estão passando a receber atividades de tutoria à distância, geralmente individual, através de vários meios de comunicação.
Hoje temos a educação presencial, semipresencial (parte presencial/parte virtual ou à distância) e educação à distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semipresencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.
Outro conceito importante é o de educação contínua ou continuada, que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações.
A educação a distância pode ser nos feita mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação
As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na educação à distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação: a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo.
O conceito de curso, de aula também muda.
Hoje, ainda entendemos por aula um espaço e um tempo determinados. Mas, esse tempo e esse espaço, cada vez mais, serão flexíveis. O professor continuará "dando aula", e enriquecerá esse processo com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam: para receber e responder mensagens dos alunos, criarem listas de discussão e alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos, páginas da Internet, até mesmo fora do horário específico da aula. Há uma possibilidade cada vez mais acentuada de estarmos todos os presentes em muitos tempos e espaços diferentes. Assim, tanto professores quanto alunos estarão motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercâmbio. Nesse processo, o papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento.
Com a educação on-line, com o avanço da velocidade de conexão pela Internet, pela TV digital e pelo celular de terceira geração, teremos tanto a massificação semelhante à de boa parte dos cursos superiores presenciais como novas formas interessantes de aprender continuamente, presencial e virtualmente; teremos materiais prontos focados no professor e outros em contínua construção, com intensa participação dos alunos. É ainda prematuro definir padrões pedagógicos na educação à distância, porque estamos em fase de experimentação de vários modelos, formatos, que também afetam ao ensino presencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTFÓLIO DO CURSO

SEJA BEM VINDO

É preciso amar a pessoas como se não houvesse amanhã.