Raimundo Balbino Junior Dec 30 2009 01:47:31:000PM
CARACTERÍSTICAS DO HIPERTEXTO
Segundo Lévy (1993), o hipertexto possui seis princípios abstratos que permitem preservar as múltiplas interpretações do modelo de hipertexto:
" O princípio da metamorfose - a rede está em constante construção e renegociação com todos os elementos que a compões, sejam eles humanos ou objetos midiáticos.
" O principio da heterogeneidade - os elementos de conexão são heterogêneos. Permiti colocar "em jogo pessoas, grupos, artefatos, forças naturais de todos os tamanhos, com todos os tipos de associações que pudermos imaginar" entre eles.
" O princípio da multiplicidade e de encaixe de escalas - coloca a capacidade de organização de forma fractal. Qualquer nó ou conexão pode se analisado como parte de toda uma rede.
" O princípio de exterioridade - seu universo depende de um exterior indeterminado. Seu crescimento e diminuição dependem de novos elementos externos à ele.
" O princípio de topologia - "A rede não está no espaço, ela é o espaço". Tudo funciona por proximidade.
" O princípio de mobilidade dos centros - A rede possui diversos centros saltando de um nó a outro. Não existe um centro único.
http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
Trabalhar com hipertexto é muito instigante, pois, nos leva a querer saber mais e mais sobre determinado assunto. O uso dessa ferramenta permite abertura a um amplo número de descobertas, sendo assim um apoio pedagógico de grande utilidade para trabalhar em sala de aula, oferecendo aos alunos meios de ampliar seus conhecimentos de forma prazerosa e significativa, onde ele vai obter várias informações ao mesmo tempo, sem precisar de um monte de livros ao seu redor, ou seja, navegar em hipertextos consiste na aquisição de uma nova competência para encontrar e selecionar informações.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Atualmente estamos lidando com novas formas de comunicação e de organização do conhecimento e o hipertexto retrata com exatidão a forma como vem ocorrendo esssa mudança de comportamento da sociedade.
Professor Jamil 30 de Dezembro de 2009.
--------------------------------------------------------------------------------
Wirllayne Santana dos Santos Dec 30 2009 06:05:12:000PM
Muito boas suas colocações, o Hipertexto permite o trabalho de pesquisa é muito interessante termos vários conceitos de diferentes autores sobre um único tema. Isso torna a educação mais inovadora nos professores mais ativos e nossos alunos mais interessados no conhecimento.
--------------------------------------------------------------------------------
Miriã Pereira da Silva Jan 4 2010 01:52:11:000PM
Gostei quando você diz que o hipertexto permite uma pesquisa mais interessante , pois isto faz com que o aluno se torne mais interessado.
--------------------------------------------------------------------------------
Patricia Ferreira de Aguiar Aprigio Correia
Enviada em Jan 6 2010 02:20:02:000PM
Concordo com suas colocações, precisamos de adequar as mudanças que vem ocorrendo na sociedade.
Enviada em Dec 30 2009 02:03:50:000PM
--------------------------------------------------------------------------------
Michelle Duarte de Freitas Dec 18 2009 07:10:43:000PM
Michelle Duarte
O que é um hipertexto?
“ Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. ...”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
O trabalho com hipertextos além de enriquecer de forma atrativa o processo de leitura e escrita aprimora a produção textual, pois o envolvimento e interatividade proporcionados pela navegação a partir dos links dispostos no hipertexto nos torna co-autores do que lemos.
Os links facilitam a compreensão dos significados. São inúmeras informações que podem por vezes desnortear o sentido desejado, fazendo com que o leitor algumas vezes se perca pelo caminho.
CURIOSODADE
Em diversas cronologias, a Bíblia é considerada o primeiro hipertexto de toda a história, pela sua forma não-seqüencial de leitura (muitos leitores preferem abrir uma de suas páginas ao acaso, ou não realizam percursos lineares de leitura, do início até o final, detendo-se em alguns livros; além disso, certos trechos se interconectam, como é o caso dos Evangelhos sinóticos, e muitas passagens dão margens a múltiplas interpretações, dependendo do foco de análise).
http://www.latec.ufrj.br/revistaeducaonline/vol2_3/2_%20hipertexto.pdf
--------------------------------------------------------------------------------
wecsley fernando marçal alves Dec 21 2009 09:19:33:000PM
Muito bem, mas seria bem melhor se nossas salas de aulas fossem equipadas com tecnologias para melhor se trabalhar com nossos alunos, e não ficar somente restrito à sala de Laboratório. Mas enquanto isto não é possível usamos o que temos. Gostei muito de seu texto.
--------------------------------------------------------------------------------
Raimundo Balbino Junior Dec 30 2009 02:03:50:000PM
Concordo plenamente com que foi colocado, precisamos de inovações e de um aparato tecnologico para podermos realizar nosso trabalho, possibilitando ao aluno melhor condição de aprendizado.
--------------------------------------------------------------------------------
O novo profissional da educação integrará melhor as tecnologias com a afetividade, o humanismo e a ética" José Manuel Moran
Quem sou eu
- Junior
- Professor Jamil, Goiás, Brazil
- Eu sonho com uma escola em que... Os alunos vejam o conhecimento como um todo integrado, e não percam no fragmentário, no intermitente, no desconjuntado. Eu sonho com uma escola em que.... O silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse. Eu sonho como uma escola em que.... Todos os professores se ajudem e constituam uma força social capaz de exigir condições justas para que eles, profissionais, passam professar melhor. Eu sonho com uma escola em que.... Se possa respirar a autêntica liberdade, a que sempre se compromete como o melhor. Eu sonho com uma escola em que... Todos entrem felizes e saiam preocupados – preocupados com tornarem-se verdadeiros seres humanos. (autor desconhecido)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PORTFÓLIO DO CURSO
SEJA BEM VINDO
É preciso amar a pessoas como se não houvesse amanhã.
belo trabalho,
ResponderExcluir