Quem sou eu

Minha foto
Professor Jamil, Goiás, Brazil
Eu sonho com uma escola em que... Os alunos vejam o conhecimento como um todo integrado, e não percam no fragmentário, no intermitente, no desconjuntado. Eu sonho com uma escola em que.... O silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse. Eu sonho como uma escola em que.... Todos os professores se ajudem e constituam uma força social capaz de exigir condições justas para que eles, profissionais, passam professar melhor. Eu sonho com uma escola em que.... Se possa respirar a autêntica liberdade, a que sempre se compromete como o melhor. Eu sonho com uma escola em que... Todos entrem felizes e saiam preocupados – preocupados com tornarem-se verdadeiros seres humanos. (autor desconhecido)

terça-feira, 18 de maio de 2010

ATIVIDADE 3.9 - ATIVIDADES COM MIDIAS

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Nome do cursista: Grupo CEOC (Colégio Estadual Otoniel da Cunha)
Eliete de Fátima Ribeiro da Silva
Lucelena Alves da Silva
Patrícia Ferreira de Aguiar Aprígio Correia
Raimundo Balbino Júnior
Wecsley Fernando Marçal Alves
Wirllayne Santana dos Santos
Turma: Piracanjuba_Réginer
Tutor: Reginer Aparecida
Unidade: 3

Atividade 3.9
Atividades com mídias

A execução das atividades ocorreu de acordo com o cronograma preestabelecido no plano de aula. Nesse período observamos que houve uma interação significativa tanto para alunos quanto para os professores ao fazer uso das mídias digitais. Esses recursos propiciam a Educação e múltiplas possibilidades e maior motivação aos estudantes.

São grandes as expectativas quanto à utilização das novas mídias para a prática pedagógica e estas poderão contribuir positivamente no processo ensino-aprendizagem desde que, utilizadas adequadamente.

A visita a Estação de Captação e Tratamento de Água (ECTA) localizada no Rio Dourados proporcionou um conhecimento mais aprofundado sobre o processo de tratamento de água que abastece os habitantes de Professor Jamil e da necessidade que temos em cuidar e preservar esse bem essencial a vida e se usarmos com consciência sem desperdício não faltará às gerações futuras.

Segue uma demonstração ilustrativa das etapas percorridas para tratamento e purificação da água, que vai desde sua captação até as caixas reservatórias para posterior distribuição à população.

Captação
A água em estado bruto é captada junto ao Rio Dourado.

Floculação
Adição de sulfato de alumínio e cal.

Decantação
Os flocos formados são separados da água pela ação da gravidade em tanques normalmente de formato retangular.

Filtração
Um filtro é constituído de um meio poroso granular, normalmente areia, de uma ou mais camadas, instalado sobre um sistema de drenagem, capaz de reter e remover as impurezas ainda presentes na água.

Tratamento químico
Adição de cloro e flúor.

As dosagens de cloro e flúor utilizados para o tratamento da água seguem as normas convencionais dos padrões de potabilidade.

Bombeamentos da água para o perímetro urbano
A água é bombeada para os reservatórios do perímetro urbano.

Distribuição
Através do sistema de rede de abastecimento de água local a água é distribuída para a comunidade.

Entendemos que o uso adequado das mídias digitais na execução de projetos educacionais facilita o processo de ensino-aprendizagem. Durante o desenvolvimento das atividades estes recursos foram determinantes na investigação e registro sobre os procedimentos necessários usados para transformação da água para o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTFÓLIO DO CURSO

SEJA BEM VINDO

É preciso amar a pessoas como se não houvesse amanhã.