CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Nome do cursista: Raimundo Balbino Junior
Turma: Piracanjuba_Réginer
Tutor: Reginer Aparecida
Atividade 5
No portal do professor, analisei a atividade de aula cujo tema foi: “Funções - Coordenadas Cartesianas de Matemática”, do professor Carlos Alberto Jesus de Oliveira. Conclui que a atividade apresentada, possibilita fazer um trabalho interdisciplinar com a disciplina de Geografia, em que, relaciona-se latitude e longitude.
Aula
Coordenadas Cartesianas
15/07/2008
Autor e Co-autor(es)
Autor Carlos Alberto Jesus de Oliveira
BRASILIA - DF
CEM PAULO FREIRE
Co-autor(es)
Maria Terezinha Gaspar
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Funções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Representar pontos em um sistema de coordenadas cartesianas.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Retas perpendiculares
Estratégias e recursos da aula
Olá professor, veja como você poderá explorar os recursos para abordar o assunto coordenadas cartesianas com seus alunos.
Professor apresente a seus alunos o software Google Earth, http://dl.google.com/earth/client/branded/redirect/Google_Earth_BZXV.exe, que combina os sofisticados recursos de pesquisa do Google com imagens de satélite, mapas, terrenos e edificações em 3D para colocar informações geográficas do mundo todo à sua disposição. Comente sobre a relação que existe da localização de um ponto no sistema de coordenadas cartesianas com a localização geográfica das cidades, ou seja, latitude e longitude. Faça também um comentário sobre o que é o GPS, Sistema de Posicionamento Global (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Posicionamento_Global), que é muito utilizado na aviação, viagens marítimas e que hoje em dia começa a ser utilizado também em automóveis de passeio para fornecer, através de mapas, a melhor rota para que um motorista possa se deslocar de um lugar a seu destino.
Sobre as coordenadas geográficas, mostre que elas sempre são mostradas à esquerda e na parte inferior da imagem do local [Ponteiro], como na figura abaixo. Aproveite para explicar o que é latitude e longitude.
É interessante que você elabore uma lista com alguns locais que eles poderiam visualizar no software, anotando alguns aspectos, como:
• Tipo de vegetação;
• Aglomeração de residências, para poder fazer alguma estimativa de densidade demográfica;
• Coordenadas geográficas;
• Tipo de estradas;
• Leito dos rios;
Já os locais para visualização, como sugestão, são:
• A residência deles ou bairro onde moram;
• Algum ponto na floresta Amazônica;
• Um ponto no sertão da região nordeste;
• O Estádio de futebol, Maracanã, no Rio de Janeiro;
• A cidade de Pequim, próximo cenário das Olimpíadas;
• Um ponto no Pólo Sul ou Pólo Norte dentre outros;
Local Ponteiro Latitude Ponteiro Longitude
Peça para os alunos construírem uma tabela com as coordenadas geográficas dos locais visualizados.
Após a observação, convide o(a) professor(a) de geografia para participar de um debate dos itens observados das cidades ou pontos de observação.
Durante o debate levante algumas questões do tipo:
Entre os locais que você visualizou existe algum que está mais ao sul do que o a cidade de Pequim? Qual?
E mais a oeste do que o Maracanã? Qual?
Neste momento professor você está construindo o significado das coordenadas de um ponto e está ajudando-os a perceberem que podem tirar conclusões sobre a posição de um determinado objeto por meio de suas coordenadas.
Após o debate, entregue aos seus alunos uma folha de papel quadriculado e peça a eles que construam um sistema de eixos perpendiculares para localização dos pontos visualizados. Lembre-se de orientá-los que no eixo horizontal será marcada a latitude e no eixo vertical a longitude. Utilize uma escala padrão adequada aos locais visualizados. Neste momento, ajude os alunos, caso tenham dificuldade, explicando como fazer este tipo de marcação. Com o objetivo de mostr ar para os alunos uma outra forma de representar pontos em um sistema de coordenadas cartesianas e de observar se os alunos compreenderam como se dá a representação neste sistema, converse com eles de que forma é feita a de localização de objetos no jogo Batalha Naval
Em seguida discuta com os alunos como é feita a representação de um ponto em um sistema de coordenadas cartesianas, introduza a nomenclatura (eixo x, eixo y). Conte para eles sobre a origem do nome “cartesiano” e quem foi Descartes.
Em seguida, peça a eles que acessem o sítio http://www.dgidc.min-edu.pt/mat-no-sec/criar/Algebra/coordenadas.htm para que possam exercitar um pouco sobre a localização dos pontos.
Agora que eles já exercitaram, retome a atividade do gráfico no papel quadriculado. Peça que construam um sistema de eixos perpendiculares e marquem os pontos escolhidos previamente por você como por exemplo, (13ºS, 55ºO), (11º S, 62º O), (15 ºS , 47 ºO), etc . Após a representação dos pontos peça que retornem ao Google Earth e identifiquem o que eles viram neste ponto anotando na folha de papel quadriculada. A representação no sistema cartesiano vai permitir a decisão de percorrer a tela para a direita ou esquerda, para cima ou para baixo. Recolha o material e utilize como avaliação juntamente com a participação dos alunos nas discussões.
Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas na aula, observando a participação dos alunos nas discussões e na atividade de consolidação dos conhecimentos, que é uma atividade de marcação de pontos em um sistema de coordenadas cartesianas e a identificação de lugares localizados por meio destes pontos no software Google Earth. Observe e avalie a exploração e os comentários de seus alunos.
Utilizando-se das coordenadas geográficas apresentamos aos educando os municípios, localizando-os geograficamente, bem como, construindo o significado das coordenadas cartesianas e introduzindo a nomenclatura.
O novo profissional da educação integrará melhor as tecnologias com a afetividade, o humanismo e a ética" José Manuel Moran
Quem sou eu
- Junior
- Professor Jamil, Goiás, Brazil
- Eu sonho com uma escola em que... Os alunos vejam o conhecimento como um todo integrado, e não percam no fragmentário, no intermitente, no desconjuntado. Eu sonho com uma escola em que.... O silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse. Eu sonho como uma escola em que.... Todos os professores se ajudem e constituam uma força social capaz de exigir condições justas para que eles, profissionais, passam professar melhor. Eu sonho com uma escola em que.... Se possa respirar a autêntica liberdade, a que sempre se compromete como o melhor. Eu sonho com uma escola em que... Todos entrem felizes e saiam preocupados – preocupados com tornarem-se verdadeiros seres humanos. (autor desconhecido)
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PORTFÓLIO DO CURSO
SEJA BEM VINDO
É preciso amar a pessoas como se não houvesse amanhã.
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