Quem sou eu

Minha foto
Professor Jamil, Goiás, Brazil
Eu sonho com uma escola em que... Os alunos vejam o conhecimento como um todo integrado, e não percam no fragmentário, no intermitente, no desconjuntado. Eu sonho com uma escola em que.... O silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse. Eu sonho como uma escola em que.... Todos os professores se ajudem e constituam uma força social capaz de exigir condições justas para que eles, profissionais, passam professar melhor. Eu sonho com uma escola em que.... Se possa respirar a autêntica liberdade, a que sempre se compromete como o melhor. Eu sonho com uma escola em que... Todos entrem felizes e saiam preocupados – preocupados com tornarem-se verdadeiros seres humanos. (autor desconhecido)

terça-feira, 18 de maio de 2010

ATIVIDADE EXTRA - REVISÃO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA UNIDADE 03

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Nome dos cursistas: Grupo CEOC (Colégio Estadual Otoniel da Cunha)
Raimundo Balbino Júnior (autor)
Eliete de Fátima Ribeiro da Silva (co-autor)
Lucelena Alves da Silva (co-autor)
Patrícia Ferreira de Aguiar Aprígio Correia (co-autor)
Wecsley Fernando Marçal Alves (co-autor)
Wirllayne Santana dos Santos(co-autor)
Turma: Piracanjuba_Réginer
Tutor: Reginer Aparecida
Unidade: 4

Atividade Extra: (Em grupo)

Postar os relatos no Portal do Professor. Postamos e revisamos a atividade desenvolvida na unidade 3.

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Proporcionar aos alunos conhecimento sobre os processos de tratamento da água e o funcionamento da Estação.

Duração das atividades
Seis (06) aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Espera-se que os alunos tenham conhecimento sobre a origem da água que consomem e que tenha noção da importância do tratamento da água.
Conhecimentos prévios com relação do homem com o Meio Ambiente.

Estratégias e recursos da aula
1ª Aula
Professor comece a aula provocando o aluno da seguinte maneira:
Coloque sobre a mesa três copos de vidro transparente identificando-os com fita crepe, um com água colhida da torneira, um com água colhida cisterna e um com água colhida do filtro da sala, em seguida faça indagações como:
- Existe diferença entre as águas?
- Qual delas pode ser consumida pelo homem?
- De onde vem a água que sai da torneira?
- O que tem dissolvido na água?
- A água pode transmitir doenças? Por quê?
- Tem como prevenir doenças causadas pela água? Como?
Deixe que os alunos reflitam e exponham suas opiniões sobre as questões, em seguida com o auxilio do livro didático explique e demonstre os conceitos relacionados ao assunto.

2ª Aula
No laboratório de informática, oralmente explique aos alunos as várias maneiras de tornar a água própria para o consumo, baseado no funcionamento de uma Estação Tratamento de Água. Em seguida realize o desenvolvimento de pesquisas no laboratório de informática sobre as várias etapas do processamento de purificação da água, nos seguintes sites: http://www.caesb.df.gov.br/_conteudo/produtosServicos/tratamentoAgua.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua_pot%C3%A1vel
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/processos-de-purificacao-da-agua-3.php
http://www.presenteparahomem.com.br/agua-potavel-etapas-de-uma-estacao-de-tratamento-de-agua/

Em seguida faça a divisão da turma em três grupos:
1º grupo: Deverá editar no Word texto ilustrativo das várias etapas do tratamento de água.
2º grupo: Deverá criar uma apresentação em forma de slide Power Point das várias etapas do tratamento de água.
3º grupo: Deverá criar uma apresentação em forma de vídeo Movie maker, das várias etapas do tratamento de água.
Depois passe orientações aos alunos sobre como será a vista ETA.

3ª Aula e 4ª Aula
Visita a ETA para conhecimento do processo de purificação da água. O deslocamento será realizado abordo ônibus escolar. Conforme agendamento, o responsável técnico da ETA estará aguardando a chegada dos alunos para demonstração de todas as etapas do tratamento desde a captação da água em seu estado bruto no rio até as análises físico-químicas da água.
Durante a demonstração os alunos munidos de caderno, lápis, borracha, gravador de voz, máquinas fotográficas irão documentar e registrar a coleta de dados. Em seguida os alunos entrevistaram o técnico da estação de tratamento caso tenha ficado com alguma dúvida.

5ª Aula
No laboratório de informática, com o auxílio do professor de língua portuguesa e do dinamizador do laboratório, os alunos munidos dos registros coletados à visita ETA e devidamente organizados em seus grupos realizarão as seguintes atividades propostas:
1º grupo: Deverá editar no Word texto ilustrativo das várias etapas do tratamento de água.
2º grupo: Deverá criar uma apresentação em forma de slide Power Point das várias etapas do tratamento de água.
3º grupo: Deverá criar uma apresentação em forma de vídeo Movie maker, das várias etapas do tratamento de água.

6ª Aula
No auditório da Unidade Escolar os grupos apresentarão suas atividades como é a água que consumimos.

Recursos Complementares

- Pesquisa audiovisual (computadores e programas – editor de texto Word, Power Point, Movie maker; internet.)
- Ônibus escolar para o deslocamento;
- Caderno, lápis, borracha, gravador de voz, máquinas fotográficas para registrar a coleta de dados.
- Dicionário.

Avaliação
A avaliação pode ser feita a partir da atividade proposta aos alunos. Caso queira, o professor pode formar uma roda e pedir que os alunos contem como foram à atividade, as dificuldades e aprendizagens. Valorize esses momentos, avaliando inclusive dificuldades de exposição, para que não interfiram no trabalho realizado pelo aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTFÓLIO DO CURSO

SEJA BEM VINDO

É preciso amar a pessoas como se não houvesse amanhã.