Quem sou eu

Minha foto
Professor Jamil, Goiás, Brazil
Eu sonho com uma escola em que... Os alunos vejam o conhecimento como um todo integrado, e não percam no fragmentário, no intermitente, no desconjuntado. Eu sonho com uma escola em que.... O silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse. Eu sonho como uma escola em que.... Todos os professores se ajudem e constituam uma força social capaz de exigir condições justas para que eles, profissionais, passam professar melhor. Eu sonho com uma escola em que.... Se possa respirar a autêntica liberdade, a que sempre se compromete como o melhor. Eu sonho com uma escola em que... Todos entrem felizes e saiam preocupados – preocupados com tornarem-se verdadeiros seres humanos. (autor desconhecido)

terça-feira, 18 de maio de 2010

ATIVIDADE 4.6.3 Plano de aula reelaborado

PLANO DE AULA REELABORADO

Conhecendo a água que consumimos 2
Autor e Co-autor(es)
Autor RAIMUNDO BALBINO JUNIOR
PROFESSOR JAMIL - GO
COL EST OTONIEL DA CUNHA
Co-autor(es)
ELIETE DE FATIMA,
LUCELENA ALVES,
PATRICIA AGUIAR,
WIRLLAYNE SANTANA,
WECSLEY MARÇAL

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Proporcionar aos alunos conhecimento sobre os processos de tratamento da água e o funcionamento da Estação;
Proporcionar aos alunos conhecimento e noções de ferramentas de informática;

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Espera-se que os alunos tenham:
- Conhecimento sobre a origem da água que consomem e que tenha noção da importância do tratamento da água.
- Conhecimentos prévios com relação do homem com o Meio Ambiente.
- Noções de informática.

Estratégias e recursos da aula
1ª Aula
Professor comece a aula provocando o aluno da seguinte maneira:
Coloque sobre a mesa três copos de vidro transparente identificando-os com fita crepe, um com água colhida da torneira, um com água colhida cisterna e um com água colhida do filtro da sala, em seguida faça indagações como:
- Existe diferença entre as águas?
- Qual delas pode ser consumida pelo homem?
- De onde vem a água que sai da torneira?
- O que tem dissolvido na água?
- A água pode transmitir doenças? Por quê?
- Tem como prevenir doenças causadas pela água? Como?
Deixe que os alunos reflitam e exponham suas opiniões sobre as questões, em seguida com o auxilio do livro didático explique e demonstre os conceitos relacionados ao assunto.

2ª Aula
No laboratório de informática, oralmente explique aos alunos as várias maneiras de tornar a água própria para o consumo, baseado no funcionamento de uma Estação Tratamento de Água. Em seguida realize o desenvolvimento de pesquisas no laboratório de informática sobre as várias etapas do processamento de purificação da água, nos seguintes sites:
http://www.caesb.df.gov.br/_conteudo/produtosServicos/tratamentoAgua.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua_pot%C3%A1vel
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/processos-de-purificacao-da-agua-3.php
http://www.presenteparahomem.com.br/agua-potavel-etapas-de-uma-estacao-de-tratamento-de-agua/

Em seguida faça a divisão da turma em três grupos: 1º grupo: Deverá editar no Word texto ilustrativo das várias etapas do tratamento de água. 2º grupo: Deverá criar uma apresentação em forma de slide Power Point das várias etapas do tratamento de água. 3º grupo: Deverá criar uma apresentação em forma de vídeo Movie maker, das várias etapas do tratamento de água. Depois passe orientações aos alunos sobre como será a vista ETA.

3ª Aula e 4ª Aula
Visita a ETA para conhecimento do processo de purificação da água. O deslocamento será realizado abordo ônibus escolar. Conforme agendamento, o responsável técnico da ETA estará aguardando a chegada dos alunos para demonstração de todas as etapas do tratamento desde a captação da água em seu estado bruto no rio até as análises físico-químicas da água. Durante a demonstração os alunos munidos de caderno, lápis, borracha, gravador de voz, máquinas fotográficas irão documentar e registrar a coleta de dados. Em seguida os alunos entrevistaram o técnico da estação de tratamento caso tenha ficado com alguma dúvida.

5ª Aula
No laboratório de informática, com o auxílio do professor de língua portuguesa e do dinamizador do laboratório, os alunos munidos dos registros coletados à visita ETA e devidamente organizados em seus grupos realizarão as seguintes atividades propostas:
1º grupo: Os alunos deverão, com o auxilio do editor de texto, editar um texto ilustrativo das várias etapas do tratamento de água.
2º grupo: Os alunos deverão, com o auxilio do programa Power Point, criar uma apresentação em forma de slide das várias etapas do tratamento de água.
3º grupo: Os alunos deverão, com o auxilio do programa Movie maker, criar uma apresentação em forma de vídeo das várias etapas do tratamento de água.

6ª Aula
No auditório da Unidade Escolar os grupos apresentarão suas atividades como é a água que consumimos.

Recursos Complementares
- Pesquisa audiovisual (computadores e programas – editor de texto Word, Power Point, Movie maker; internet.)
- Ônibus escolar para o deslocamento;
- Caderno, lápis, borracha, gravador de voz, máquinas fotográficas para registrar a coleta de dados.
- Dicionário na elaboração do relatório.
- Site de pesquisa:
http://www.caesb.df.gov.br/_conteudo/produtosServicos/tratamentoAgua.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua_pot%C3%A1vel
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/processos-de-purificacao-da-agua-3.php
http://www.presenteparahomem.com.br/agua-potavel-etapas-de-uma-estacao-de-tratamento-de-agua/

Avaliação
A avaliação pode ser feita a partir da atividade proposta aos alunos. Caso queira, o professor pode formar uma roda e pedir que os alunos contem como foram às atividades, as dificuldades e aprendizagens. Valorize esses momentos, avaliando inclusive dificuldades de exposição, para que não interfiram no trabalho realizado pelo aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTFÓLIO DO CURSO

SEJA BEM VINDO

É preciso amar a pessoas como se não houvesse amanhã.