Quem sou eu

Minha foto
Professor Jamil, Goiás, Brazil
Eu sonho com uma escola em que... Os alunos vejam o conhecimento como um todo integrado, e não percam no fragmentário, no intermitente, no desconjuntado. Eu sonho com uma escola em que.... O silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse. Eu sonho como uma escola em que.... Todos os professores se ajudem e constituam uma força social capaz de exigir condições justas para que eles, profissionais, passam professar melhor. Eu sonho com uma escola em que.... Se possa respirar a autêntica liberdade, a que sempre se compromete como o melhor. Eu sonho com uma escola em que... Todos entrem felizes e saiam preocupados – preocupados com tornarem-se verdadeiros seres humanos. (autor desconhecido)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

ATIVIDADE 4.1

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Nome do cursista: Raimundo Balbino Júnior
Turma: Piracanjuba_Réginer
Tutor: Reginer Aparecida
Unidade: 4
Atividade 4.1
Pensando sobre as possíveis mudanças
Com a Internet estamos começando a ter que modificar a forma de ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como também nos de educação continuada, a distância. Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais, pois, desmotivam continuamente os professores e os alunos. Tenho uma sensação de que em muitas aulas convencionais perde-se tempo e possibilita o desinteresse.
É necessário modificar a forma de ensinar e também e de aprender, sendo que a forma de ensinar deve ser mais compartilhada, orientada, coordenada pelo professor, conciliada com profunda participação dos alunos, individual e grupalmente.
Atualmente as tecnologias podem trazer dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor - o papel principal - é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los.
Aprender depende também do aluno, de que ele esteja pronto, maduro, para incorporar a real significação que essa informação tem para ele, para incorporá-la em sua vivencia. Enquanto a informação não fizer parte do contexto pessoal não se tornará verdadeiramente significativa, não será aprendida verdadeiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTFÓLIO DO CURSO

SEJA BEM VINDO

É preciso amar a pessoas como se não houvesse amanhã.