Quem sou eu

Minha foto
Professor Jamil, Goiás, Brazil
Eu sonho com uma escola em que... Os alunos vejam o conhecimento como um todo integrado, e não percam no fragmentário, no intermitente, no desconjuntado. Eu sonho com uma escola em que.... O silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse. Eu sonho como uma escola em que.... Todos os professores se ajudem e constituam uma força social capaz de exigir condições justas para que eles, profissionais, passam professar melhor. Eu sonho com uma escola em que.... Se possa respirar a autêntica liberdade, a que sempre se compromete como o melhor. Eu sonho com uma escola em que... Todos entrem felizes e saiam preocupados – preocupados com tornarem-se verdadeiros seres humanos. (autor desconhecido)

terça-feira, 18 de maio de 2010

ATIVIDADE 3.7 - EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA E RELATO DA EXPERIENCIA

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Nome do cursista: Grupo CEOC (Colégio Estadual Otoniel da Cunha)
Wecsley Fernando Marçal Alves
Eliete de Fátima Ribeiro da Silva
Lucelena Alves da Silva
Patrícia Ferreira de Aguiar Aprígio Correia
Raimundo Balbino Júnior
Wirllayne Santana dos Santos
Turma: Piracanjuba_Réginer
Tutor: Reginer Aparecida
Unidade: 3

Atividade 3.7

Execução da Atividade Planejada e Relato da Experiência

Visita a Estação de Captação e Tratamento de Água de Professor Jamil-GO
A execução das atividades ocorreu de acordo com o cronograma preestabelecido no planejamento. Nesse período observamos que houve uma interação significativa tanto para alunos quanto para os professores ao fazer uso das mídias digitais. Esses recursos propiciam a Educação múltiplas possibilidades e maior motivação aos estudantes.
São grandes as expectativas quanto à utilização das novas mídias para a prática pedagógica e estas poderão contribuir positivamente no processo ensino-aprendizagem desde que, utilizadas adequadamente.
Entendemos que o uso adequado das mídias digitais na execução de projetos educacionais facilita o processo de ensino-aprendizagem. Durante o desenvolvimento das atividades estes recursos foram determinantes na investigação e registro sobre os procedimentos necessários usados para transformação da água para o consumo.
A visita a Estação de Captação e Tratamento de Água (ECTA) localizada no Rio Dourados proporcionou um conhecimento mais aprofundado sobre o processo de tratamento de água que abastece os habitantes de Professor Jamil e da necessidade que temos em cuidar e preservar esse bem essencial a vida e se usarmos com consciência sem desperdício não faltará às gerações futuras.
Segue uma demonstração ilustrativa das etapas percorridas para tratamento e purificação da água, que vai desde sua captação até as caixas reservatórias para posterior distribuição à população.

DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DO TRATAMENTO DA ÁGUA

1- Coagulação e Floculação
Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores (flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. Na coagulação ocorre o fenômeno de agrupamento das impurezas presentes na água e, na floculação, a produção efetiva de flocos, para que isso aconteça adiciona-se sulfato de alumínio e cal.

2 – Decantação
Os flocos formados são separados da água pela ação da gravidade em tanques normalmente de formato retangular.

3- Filtração
A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. Um filtro é constituído de um meio poroso granular, normalmente areia, de uma ou mais camadas, instalado sobre um sistema de drenagem, capaz de reter e remover as impurezas ainda presentes na água.

4- Cloração ou Desinfecção

Para efetuar a desinfecção de águas de abastecimento utiliza-se um agente físico ou químico cloro gasoso (ETAs) ou hipoclorito de sódio (desinfetante) cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas.

5- Fluoretação
A Fluoretação da água de abastecimento público é efetuada através de compostos à base de flúor. A aplicação destes compostos na água de abastecimento público contribui para a redução da incidência de cárie dentária em até 60%, se as crianças ingerirem desde o seu nascimento quantidades adequadas de íon fluoreto. Nas ETAs e nos poços artesianos é utilizado o flúor sob a forma de Ácido Fluossilícico. As dosagens de cloro e flúor utilizados para o tratamento da água seguem as normas convencionais dos padrões de potabilidade.

6– Bombeamentos da água para o perímetro urbano
Através de bombas adutoras, movidas a eletricidade, a água é bombeada para os reservatórios do perímetro urbano. A água do reservatório encontra-se pronta para ser distribuída através do sistema de rede de abastecimento de água local. Convém ressaltar que todo este processo requer grandes investimentos.

A água é um bem comum da humanidade, mas devido ao manejo impróprio ela tende a se tornar cada vez mais rara e cara, evitar o desperdício, além de ser um grande exemplo de cidadania, é contribuir para que no futuro nunca falte água no planeta.

Ciclo urbano da água

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTFÓLIO DO CURSO

SEJA BEM VINDO

É preciso amar a pessoas como se não houvesse amanhã.