Quem sou eu

Minha foto
Professor Jamil, Goiás, Brazil
Eu sonho com uma escola em que... Os alunos vejam o conhecimento como um todo integrado, e não percam no fragmentário, no intermitente, no desconjuntado. Eu sonho com uma escola em que.... O silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse. Eu sonho como uma escola em que.... Todos os professores se ajudem e constituam uma força social capaz de exigir condições justas para que eles, profissionais, passam professar melhor. Eu sonho com uma escola em que.... Se possa respirar a autêntica liberdade, a que sempre se compromete como o melhor. Eu sonho com uma escola em que... Todos entrem felizes e saiam preocupados – preocupados com tornarem-se verdadeiros seres humanos. (autor desconhecido)

terça-feira, 18 de maio de 2010

ATIVIDADE 4.7

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Nome do cursista: Raimundo Balbino Júnior
Turma: Piracanjuba_Réginer
Tutor: Reginer Aparecida
Unidade: 4
Atividade 4.7:
Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

O que é Currículo?
Currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, possibilitando a construção de saberes diário que aliado as novas tecnologias pode realizar novas metodologias na aprendizagem do aluno desenvolvendo a capacidade de pensar no ensino e na gestão da sala de aula.

Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
O uso das tecnologias só potencializa o desenvolvimento das atividades realizadas no contexto escolar. Penso que, as tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica. A integração de diferentes mídias, nas ações implementadas pela escola, no cotidiano, possibilita de forma atual, questionadora e motivadora a consolidação de fato, de uma aprendizagem mais coerente e significativa, tornando possível uma maior e melhor parceria com a realidade do aluno.

Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Sem duvida alguma, primeiramente é necessário que tecnologia seja efetivamente uma realidade no contexto escolar é necessário cada vez mais investimento na estrutura física escolar e na formação humana. Agora pedagogicamente o uso das tecnologias propicia condições para que se possam identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado do currículo preestabelecido, ou seja, trata-se de uma ferramenta extremamente atual e eficaz no processo de ensino aprendizagem.

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Estamos vivenciando uma revolução tecnológica, em todos os sentidos e essa evolução vem ocorrendo de forma muito rápida em muitos setores da sociedade, que não tem conseguindo acompanhar essa evolução, dentre eles a educação escolar, cujos currículos, se mantêm desarticulados com a realidade tecnológica, considero que ao se trabalhar projeto na escola cria-se para o aluno, uma oportunidade de sair da passividade e colocar-se diante de oportunidades de participar ativamente de seu processo de construção do conhecimento, ou seja, e a uma forma de conciliar o currículo como proposta pedagógica de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTFÓLIO DO CURSO

SEJA BEM VINDO

É preciso amar a pessoas como se não houvesse amanhã.